quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Educando Cantando
Foto: Marco e Rogério Gobbo - Apresentação no municipio de Sorocaba/SP Parceria Empresa Veolia
Espetáculo contemporâneo, onde o tema central é Meio Ambiente e agrega artes integradas (música, teatro de mãos, fantoches e sessão de cinema) em uma apresentação interativa e participativa, sendo que durante 60 minutos, as crianças não só assistem, mas interferem com suas opiniões, participando ativamente das improvisações sugeridas pelos músicos, que conduzem um espetáculo envolvente, cultural e extremamente educativo.
Esse trabalho inédito e inovador auxilia na construção da cidadania e na preservação do meio ambiente, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da presente e das futuras gerações!
A trajetória iniciou-se no ano de 2003, após uma apresentação na cidade de Campos do Jordão - SP, no auditório Cláudio Santoro, onde em um encontro entre grupos de 3º Idade e do Projeto Guri, os irmãos Marco e Rogério Gobbo apresentaram um show musical interativo, que reuniu músicas de compositores consagrados e composições inéditas da dupla.
Devido à ótima aceitação do público participante, os compositores foram incentivados a realizarem um trabalho direcionado ao meio ambiente, nascia então o Educando Cantando, que até então, era um CD contendo músicas que abordam temas socioambientais!
Este CD foi produzido em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo no município de São José dos Campos-SP alcançando o número de 10.000 cópias reproduzidas em parcerias e distribuídas gratuitamente a educadores do Vale do Paraíba (Cone Leste Paulista).
Foram iniciados, após as parcerias, dois projetos pilotos para desenvolvimento de atividades práticas, sendo que o primeiro realizado no Bairro rural do Ribeirão Grande em Pindamonhangaba-SP com a escolinha de futebol, deu origem a um caderno de atividades que é utilizado em oficinas pedagógicas com professores da educação Infantil e do ensino Fundamental.
O segundo Projeto Piloto foi realizado no Programa Escola da Família no município de Caçapava-SP onde foi desenvolvida uma apresentação direcionada ao meio ambiente e tem como instrumento didático artes integradas como a música, teatro de mãos, fantoches e sessão de cinema interativa.
Participou nos anos de 2007, 2008 e 2009 do Festival de Vídeo Amador da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental), sendo premiado nos dois anos, com vídeos apreentados sobre o tema resíduo sólidos.
Após as premiações recebidas por meio de uma produção independente, confeccionou o primeiro DVD contendo video-clipes didáticos que foram utilizados em oficinas pedagógicas juntamente com o CD e o caderno de atividades!
No início do ano de 2008 realizou sua primeira parceria com atividades práticas no Programa Semente do Amanhã da cidade de Guaratinguetá SP, onde foram beneficiados 400 educadores do ensino fundamental e mais de 6.000 alunos da rede municipal.
Após essa intensa e importante parceria as apresentações passaram pelas cidades paulistas da Serra da Mantiqueira Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antonio do Pinhal, em parceria com o Comitê das Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira. Em Pindamonhangaba SP a parceria se firmou com a Secretaria de Educação, assim como nas cidades de Lagoinha, São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra, região próxima ao Parque Estadual da Serra do Mar.
Apresentou atividades e palestras nas cidades de Santos na UNISANTA, no Encontro Estadual do Comitê de Bacias Hidrográficas em Avaré-SP no Hotel Berro d água; na FATEA de Lorena - SP e ainda na cidade de Sorocaba-SP na semana do meio ambiente em parceria com a Empresa VEOLIA Sistemas Ambientais.
Atualmente, o Educando Cantando esta finalizando as atividades em parceria com o DMATUC (Departamento de Meio Ambiente, Turismo e Cultura) da Prefeitura de Taubaté - SP, onde desde o mês de fevereiro se apresenta em parques da cidade e nas unidades escolares da educação Infantil e do ensino Fundamental.
Fonte: www.educandocantando.palcomp3.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário