Publicado por Moderador da Comunidade Banco do Planeta - ECOCONSTRUÇÃO
Vera Scekic e Robert Osborne, arquitetos, investiram suas economias para construir uma casa ecoeficiente, capaz de receber a rígida certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design - Liderança em Design de Eficiência Energética e Ambiental, em tradução livre) na cidade industrial de Racine, EUA.
Após um ano de planejamento e dois de construção ganharam destaque no New York Times com uma moradia moderna, feita com vigas de aço expostas, paredes revestidas com Biofam (formado por sobras agrícolas) e amplas janelas de vidro. Cuidados precisos com ventilação e iluminação naturais, geração de energia e gestão das águas utilizadas integraram o pacote, assim como piso permeável, para minimizar enxurradas e sua conseqüente erosão.
O casal priorizou comprar materiais locais e contratar mão-de-obra da vizinhança. “Toda milha não percorrida conta”, explicou Robert.
A casa ganhou um sofisticado sistema de climatização geotérmico, que leva o ar por baixo da terra por tubos, onde ele se aquece ou se resfria, conforme a temperatura exterior. A energia solar aquece a água e um sistema separado com uma placa no telhado e outra no quintal produz eletricidade. Parte das águas pluviais são captadas em tanques para uso no jardim.
A fachada conta com múltiplas camadas, feita com folhas de MDF, uma placa de concreto, painéis fotovoltaicos e uma membrana respirável, para evitar o acúmulo de calor.
Um comentário:
Adorei esta matéria, pena que estas iniciativas não tem destaque na mídia.
Bj
Postar um comentário