Fonte: Conversa Sustentável
O setor de construção civil é responsável pela maior parte do desenvolvimento econômico no país, gerando empregos, renda, crescimento do produto interno bruto (PIB) e uma série de riquezas e crescimento para as cidades.
No entanto, a construção civil é responsável por 40% do consumo da energia mundial, além de gerar praticamente a metade de todos os resíduos produzidos pelos municípios. Uma vez que é possível medir todo o impacto causado por estas atividades, é preciso buscar a diminuição dos impactos ambientais na fase de implantação e na sua vida útil.
A construção sustentável tem como objetivo apresentar uma nova conduta e postura nos processos produtivos, buscando eliminar os impactos negativos sociais e ambientais em todo o ciclo de vida dos empreendimentos.
Atualmente é possível implantar uma gestão de qualidade buscando a construção de empreendimentos mais sustentáveis. Para adequação dos projetos aos critérios de sustentabilidade existem diversas ferramentas, tais como: aproveitamento das condições naturais do local; utilização mínima do terreno pela área construída buscando a máxima integração ao ambiente natural; implantação e análise do ambiente de entorno; anular ou reduzir impactos e modificações na paisagem; manter a qualidade ambiental interna e externa; adaptação do espaço físico às necessidades atuais e futuras dos usuários; utilizar matérias-primas ecoeficientes; reduzir o consumo de água e energia; aplicação dos 3Rs (reduzir, reutilizar, reciclar); realizar a gestão correta dos resíduos sólidos gerados; introduzir inovações tecnológicas sempre que possível e realizar a conscientização ambiental de todos os envolvidos no processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário