quarta-feira, 7 de julho de 2010

Dicas para o consumo consciente de energia

Notícias do Akatu / Consumo Consciente

1. Banho sem desperdício

O chuveiro elétrico é o maior devorador de eletricidade dentro de uma casa, responsável por quase 25% do consumo. Para economizar energia elétrica, basta usar a posição “inverno” apenas quando estiver frio. Além de passar menos tempo embaixo do chuveiro.

Dica Consciente: Ao diminuir o tempo do banho de 12 para 6 minutos, uma única pessoa economiza energia suficiente para manter uma lâmpada acesa por 7 horas.

2. Geladeira mais econômica

Como a geladeira fica ligada o tempo todo, é responsável por 22% do consumo doméstico de eletricidade de uma casa, quase empatando com o “campeão” do gasto de energia elétrica que é o chuveiro. Depois de fechar a geladeira, passe uma folha de papel entre a borracha da porta e o corpo da geladeira. Se a folha passar, está havendo vazamento de frio e é preciso chamar a assistência técnica. Reduza assim o gasto de energia e contribua para uma menor necessidade de investimento do governo investir em geração de energia, sobrando mais dinheiro público, por exemplo, para a saúde da população.

Dica Consciente: Ao decidir comprar uma geladeira nova, prefira as que têm a nota “A” no selo do Procel, que indica se tratar de uma geladeira das que menos gasta energia elétrica na sua categoria.

3. Aparelhos desligados de verdade

Um jeito fácil economizar energia é desligar “de verdade” os aparelhos eletrônicos que funcionam com controle remoto. Isto significa desligar apertando o botão “on/off” e não apenas desligar no controle remoto. O controle remoto exige que fique ativado o “stand-by”, um devorador de energia elétrica responsável por até 25% do consumo de energia dos equipamentos eletro-eletrônicos. Desligando “de verdade” os aparelhos eletrônicos, menos se gastará em energia elétrica e haverá menos necessidade de construir hidroelétricas, o que obriga a deslocar populações de suas casas para a construção de lagos onde antes existiam árvores e campos.

Dica Consciente: Se o seu aparelho de TV ou som não tiver um botão on/off, conecte-o a um estabilizador de voltagem, e só o deixe ligado enquanto você estiver usando.

4. Mais luz com menor gasto

Ao trocar as lâmpadas da casa pelas mais econômicas, como as fluorescentes, pode-se economizar até 80% de energia. Além disso, as lâmpadas econômicas duram até 13 vezes mais que as comuns. Embora mais caras, o preço maior pago por elas é compensado em 8 meses pela economia de energia elétrica.

Dica Consciente: Procure usar a luz natural sempre que for possível, deixando janelas e cortinas abertas. E apague as luzes sempre que sair de um ambiente.

5. Roupa lavada e passada sem desperdício

Na hora de usar a máquina de lavar roupa, você pode economizar água e energia se lavar, de uma só vez, a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante do equipamento. Se usar a secadora, utilize também a capacidade máxima, evitando assim o desperdício de energia elétrica. Ao passar a roupa, espere acumular uma quantidade razoável de peças e passe tudo de uma vez só, desta forma só esquentando o ferro uma única vez.

Dica Consciente: Passe as roupas delicadas, que precisam de menos calor, ou ao ligar o ferro, enquanto ainda está esquentando, ou ao final, depois de desligar o ferro, aproveitando o calor restante.

Nenhum comentário: