Notícias do Akatu / Consumo Consciente
1. Planeje suas compras e evite o desperdício
Um dos maiores desperdícios domésticos se dá em frutas, legumes e verduras, comprados semanalmente. Em média, as famílias brasileiras desperdiçam um terço de tudo o que compram em produtos alimentícios perecíveis. Se a família média brasileira deixar de desperdiçar 20% do que compra de alimentos e colocar a economia na poupança, acumulará, ao longo de 72 anos da vida dos membros da família, mais de R$ 800 mil.
Dica Consciente: Planejando o cardápio da semana antes de ir às compras, e nunca indo às compras de alimentos com fome, você comprará o suficiente para as refeições e evitará um grande desperdício.
2. Reaproveitamento de alimentos
Ao reduzir o desperdício de alimentos, menor será a quantidade de comida em decomposição no lixo. Essa decomposição gera metano, um gás de efeito estufa 20 vezes mais poderoso do que o gás carbônico, causador do aquecimento global.
Dica Consciente: Reaproveite as sobras de alimentos com criatividade: do feijão, faça sopa; com arroz, cenouras cozidas, carne assada ou o que restou da bacalhoada prepare deliciosos bolinhos; frutas azedas ou maduras demais viram compotas, geléias e recheios para bolo; ao cozinhar, não despreze as cascas de legumes, os talos de verduras e nem as sementes, ricos em nutrientes e que podem ser usados em receitas muito saborosas. Com isso, você estará economizando alimentos e combatendo as mudanças climáticas derivadas do aquecimento global.
Nenhum comentário:
Postar um comentário