Conselho de prédios verdes dos EUA lança novo LEED para bairros
por Fernanda Dalla Costa - Revista Sustentabilidade
O Green Building Council dos Estados Unidos (USGBC) anunciou em 2 de maio o lançamento de uma nova norma para a categoria ND (Neighborhood Development) da certificação Leed (Liderança em Energia e Design Ambiental), destinada ao planejamento de infraestrutura e urbanismo do entorno da obra.
A norma foi testada em mais de 200 projetos, incluindo a Vila Olímpica de Vancouver, que serviu de moradia aos atletas durante as Olimpíadas de Inverno de 2010. Com a nova abordagem, qualquer bairro é elegível para se candidatar à certificação.
Como requisitos considerados pelo novo padrão estão o desenvolvimento de passarelas e ciclovias, a acessibilidade aos transportes públicos e escolas, a orientação dos edifícios para permitir a utilização do calor do sol, a gestão de águas residuais e a reutilização dos edifícios históricos. A expansão dos subúrbios e o desenvolvimento de bairros mais compactos, com trabalho, diversão e compras nos arredores também estão previstos no Leed ND.
"Nós, do movimento ambientalista temos identificado os problemas [urbanos], como por exemplo, os problemas de expansão... mas não somos muito bons em encontrar soluções para esses problemas", disse Kaid Benfield, diretor de desenvolvimento do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais e co-criador do Leed-ND. "O LEED-ND fecha essa lacuna ", disse.
O anúncio da norma aconteceu na Alaire, um antigo estacionamento no subúrbio de Rockville Pike, em Maryland, que está sendo reurbanizado por meio de um projeto Leed-ND.
O empreendimento usará 30% menos água do que outros projetos de mesmo porte, contará com a gestão de águas pluviais e bacias sanitárias de duplo acionamento, além de equipamentos energeticamente eficientes.
As ruas serão conectadas por meio de passarelas e contarão com compactadores de lixo acionados por energia solar. Os apartamentos serão adjacentes à estação de trem suburbano Twinbrook.
O acesso ao transporte público, combinado com lojas e escritórios, indica que as pessoas podem viver e trabalhar em Alaire sem precisar se deslocar até o centro de Rockville Pike para realizarem suas atividades cotidianas.
Além do ND, a certificação Leed conta com outras quatro normas para construções: a Homes, destinadas para habitações, a Building, Design + Construction (BD + C ) voltado a novas construções, a Interior Design e Construction (ID + C), dirigida a interiores comerciais, a Operations e Maintenance (O + M) exclusiva para prédios já existentes e que orienta os processos de retrofit.
A norma Homes, ainda não disponível no Brasil, está começando ser adaptada as necessidades brasileiras pelo GBC-Brasil, segundo o diretor da consultoria Ecobuilding, Antônio Macêdo Filho. Segundo ele, a previsão é que a Homes brasileira esteja disponível em 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário