sábado, 10 de maio de 2008

Um Milhão de Árvores para Salvar o Mundo



Um Milhão de Árvores para Salvar o Mundo

"Segundo a Organização das Nações Unidas(ONU), precisamos de milhões de árvores para reequilibrar o clima da Terra. Sabendo disso, algumas pessoas de boa vontade decidiram: “Vamos plantar 1 milhão de árvores para salvar o mundo!”
(...)

BEM-ESTAR GERAL
As árvores podem regenerar e salvar a Terra. Durante a existência, uma árvore
apenas é capaz de absorver 1 tonelada de dióxido de carbono(CO2), o gás que,
emitido por veículo se indústrias, é o grande vilão do perigoso aquecimento global. Além disso, as árvores retêm poluente se liberam vapor d’água e oxigênio, purificando o ar e diminuindo o calor que se alastra pelo planeta. O ar das ruas arborizadas têm, em média, 30% a menos de poluição.

Nas cidades, as árvores ainda abafam o ruído. No campo, freiam as enxurradas e impedem que as chuvas levem terra para o fundo dos rios, o que tem causado grandes enchentes. “As árvores são usinas de vida .Cientistas analisaram dois galhos de um grande jatobá e descobriram neles nada menos do que 10 mil tipos de vida, entre musgos, líquens, fungos e pequenos insetos. Quando plantamos uma árvore, estamos implantando condições de vida para milhares de seres”, conta a ambientalista Cynthia Frank, de São Paulo.

IRMÃ ÁRVORE
“Homens e árvores são irmãos de sangue, pois a hemoglobina (o pigmentovermelho do sangue humano) tem a mesma composição da clorofila (o pigmento verde da seiva). A única diferença está em um átomo: na clorofila, é o magnésio, e no nosso sangue, o ferro. Talvez não seja pora caso que, nas artes, as cores verde e vermelho sejam complementares. Precisamos do verde para viver porque o nosso sangue precisa de oxigênio, que é essa vida presente no verde”, continua Cynthia.

Para plantar, o melhor é escolher espécies da sua região que cresçam rápido e sejam adequadas ao lugar de plantio. Exemplo: para o passeio, raízes curtas; perto da casa, cuidado com galhos longos ou sombreamento em lugares frios; as de grande porte, longe das construções. As mudinhas são como crianças que precisam de um apoio quando liberadas no mundo. Por isso, para o transplante, devem ter pelo menos 80 cm de altura. Caso contrário, elas são como bebês, que têm dificuldade em sobreviver sozinhos. Outro detalhe: o “berço” das mudas, que deve ser cavado com no mínimo 40cm de profundidade, de largura e de altura, precisa de uma terrinha boa no fundo. Depois é regar e amar...Até que a planta fique adolescente e queira se virar sozinha. Não basta plantar, é preciso cuidar.

“Antigamente a Terra estava cheia de árvores gigantescas. À sombra de seus ramos, todos os homens conviviam em paz, cultivando a sabedoria e o conhecimento”, está escrito no Evangelho Essênio da Paz (Edmond Szekely, ed.Pensamento).

Quer resgatar este mundo? Então, antes de plantar, entre no site
www.ummilhaodearvores.org.br, que traz fotos, idéias, uma cartilha-escola e explica tudo direitinho. Você plantou? Volte ao site e marque no contador o número de árvores, pois é preciso saber. Pode até falar como foi, tirar dúvidas, enviar fotos. E ainda deixar o seu nome no abaixo-assinado pela preservação da Amazônia – liderado por atores do teatro e da TV –, que busca 1 milhão de assinaturas para sensibilizar o governo de nosso país: www.amazoniaparasempre.com.br.
Participe! Este planeta é a sua casa também.

Extraído da revista BONS FLUIDOS - Edição de Junho/2007
Texto: Carlos Solano
Ilustração: Marcelo Calenda

Nenhum comentário: