domingo, 18 de março de 2012

Helsinki, na Finlândia, é referência entre as cidades sustentáveis

Fonte: CicloVivo



A capital finlandesa, Helsinki, é um exemplo mundial de como ser sustentável. Desde 2002, quando foi criado o Plano de Ação em Sustentabilidade, a cidade trabalha para ser referência no controle da poluição, cuidado com a natureza e com a população.

As estratégias são baseadas, em sua maioria, nos princípios da Agenda 21 e o principal desafio das autoridades finlandesas é conseguir reunir departamentos governamentais, ONGs e a própria sociedade civil, trabalhando juntos em prol de uma cidade mais justa e sustentável.

Entre as questões levantadas no plano de ação de 2002, estavam as modificações energéticas, por modelos mais limpos e eficientes, o cuidado com o tratamento adequado dos resíduos, investimentos em transportes coletivos e aprimoramento da estrutura para bicicletas, melhorias na educação etc.

Hoje, dez anos após o documento ser elaborado, a cidade dá muitos exemplos de como é possível se desenvolver de maneira sustentável. O plano de ação caracterizava o sistema ferroviário como a “espinha dorsal” do setor de transportes públicos. O fato foi consumado, e a cidade tem uma malha ferroviária grande e eficiente, que permite que muitos cidadãos deixem os carros na garagem e optem pelos trens. Outro destaque na área de transporte urbano é o sistema de compartilhamento de bikes, que cresceu muito nos últimos anos.

Conforme informado pelo site norte-americano Inhabitat, a cidade produz a sua própria eletricidade, que é distribuída em somente uma planta de co-geração, um sistema muito mais eficiente que os tradicionais. Além disso, a capital finlandesa é pioneira nos centros eficientes de armazenamento de dados, que reduzem consideravelmente as emissões de dióxido de carbono.

A preocupação ambiental é uma constante em todo o país, que se comprometeu a preservar arquipélagos e apóia o Desafio do Mar Báltico. Para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, Helsinki se preocupa com a destinação correta dos resíduos. Mais da metade do lixo produzido é encaminhada à reciclagem, outra boa parte é incinerada. Antes disso, o plano de ação determina que é necessário haver a prevenção para minimizar a quantidade de resíduos produzida.

No site da cidade está estampado o desejo de se desenvolver de maneira consciente e correta: “Helsinki está empenhada em implementar a sustentabilidade ecológica, social e econômica, porque a cidade visa salvaguardar boas condições de vida para todos os residentes, agora e no futuro”.

Nenhum comentário: