quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Sustentabilidade na Construção Civil

Fonte: GREENVANA

Atualmente, a construção civil é identificada como o setor que mais consome os recursos naturais do planeta ¹, nas diferentes etapas do ciclo de vida de seus produtos: extração e transporte de matéria-prima, fabricação, montagem, manutenção, demolição ou desmonte, reuso, reciclagem e destino final. O atual modelo econômico de produção e consumo está embasado na ideia de que, no planeta, a possibilidade de exploração de seus recursos naturais e a degradabilidade de resíduos são ilimitadas ².

Neste sistema linear, não existe a preocupação com a origem das matérias-primas, com a eficiência do transporte e produção, com a possibilidade de toxicidade derivadas de substâncias componentes dos materiais, nem questões sobre a disposição de resíduos ao final da vida útil dos produtos ³.

A opção por produtos, sistemas e empresas com gestão cada vez mais sustentáveis significa a transformação de um paradigma na direção do equilíbrio entre economia, meio ambiente e sociedade para esta e futuras gerações. Diferentes atores do setor da construção tem debatido a respeito do desafio de optar por produtos sustentáveis por diversos motivos, entre os quais a dificuldade de encontrá-los e compreender a relevância da sua utilização.

Temos como meta contribuir para a disseminação de informações e práticas da sustentabilidade na construção civil. Através de conhecimento técnico e pesquisas, foram elaborados critérios para identificar e selecionar uma enorme variedade de produtos e empresas que demonstrem iniciativas focadas na redução de impactos socioambientais, os diferenciando no segmento. Também são apresentadas características sustentáveis de cada produto, além de textos e vídeos completos e informativos.

Acreditamos que o desenvolvimento sustentável depende da integração de vários fatores, como o investimento em inovação, pesquisa, capacitação, gestão, articulação, informação e produção. Com o Portal Greenvana Greenforma, pretendemos criar um modelo de inovação que alia pesquisa e informação, atuando na difusão e estímulo ao desenvolvimento do conhecimento, produção e consumo de produtos sustentáveis em construções e reformas em todo o Brasil.

Nenhum comentário: