terça-feira, 29 de março de 2011

Usina termelétrica em Salvador

Termoverde Salvador é um investimento de R$ 50 mi do Grupo Solví na capital da Bahia

A capital da Bahia ganhaou a primeira termelétrica a biogás de aterro sanitário do Nordeste, a Termoverde Salvador, localizada no aterro municipal, em São Cristóvão. A inauguração foi quarta-feira (23), na sede da usina.

A Termoverde Salvador é um investimento de R$50 milhões do Grupo Solví, que atua nas áreas de gestão de resíduos e saneamento, presente em 13 estados brasileiros e no Peru, e que diversifica os negócios investindo no segmento de energia elétrica com o apoio do Banco do Nordeste (BNB) na construção da usina baiana.

A termelétrica tem potência de 19,73 MW e vai gerar energia limpa a partir do lixo doméstico depositado no aterro sanitário. A usina vai queimar o metano existente no biogás, em vez de queimá-lo diretamente na atmosfera, e produzir 150 mil MWh ao ano, o que representa atender 50 mil residências com energia elétrica sustentável.

A energia produzida do biogás de aterro pela Termoverde Salvador já é comercializada para cinco clientes do Nordeste e Sudeste brasileiro, entre eles, uma operadora de telefonia, uma rede de supermercado e três Shoppings Centers.

A Termoverde Salvador faz jus ao nome ao garantir a destinação adequada aos gases gerados pelo resíduo doméstico de Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas, que é depositado e tratado pela empresa Battre no aterro.

O aterro é o primeiro no mundo a obter crédito de carbono, no ano de 2004, e aterro tem mais de 30 hectares. Diariamente, são depositados 2,5 mil toneladas de resíduo doméstico no local.

A termelétrica a biogás não afeta a vegetação e a fauna; não altera a topografia existente; não gera odores; e não polui manancial e a atmosfera. Além dos benefícios ambientais, as empresas podem adquirir eletricidade do setor privado, resultando em economia de até 20% na tarifa paga.

Termoverde Salvador

A Termoverde Salvador foi construída em uma área de 7.000m² e teve autorização da Aneel para iniciar a operação em dezembro de 2010.

A termelétrica é composta de usina geradora de energia com 19 motogeradores de 1.038KW cada; unidade de tratamento do biogás; subestação elevadora e linha de transmissão de 7,8km que liga a usina à rede elétrica brasileira através da Coelba para chegar às empresas consumidoras.

Nenhum comentário: