terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Consumir com consciência

por Clarissa Martins | 22/12/2009 - MSN Verde

Consumir anda tão natural nas nossas vidas quanto escovar os dentes. No fim do ano, com Natal e Réveillon, mais ainda. Saímos desenfreadas para comprar roupas novas, presentes para a família, itens para a ceia e fazemos reforma na casa para receber convidados. É uma loucura. Será que pensamos na conferência do clima que aconteceu em Copenhague e no que os líderes mundiais decidiram? Em qual o nosso papel na emissão de CO2 ou isso não é problema meu? Quais os meus cuidados diários para melhorar a vida neste planeta tão castigado pela onda consumista?

Você é ecologicamente correta? Faça o teste!

Muitas empresas estão fazendo a parte delas e cabe a nós procurarmos no dia a dia melhorar nossas escolhas de forma sustentável e ética através do consumo consciente. Isso é possível e não é papo de ecochato. Basta adotar uma atitude simples: cuidar do mundo com o mesmo esmero que cuidamos do nosso lar, família, corpo e espírito.

A BBC Brasil divulgou uma pesquisa feita pela internet com 17 mil pessoas em 17 países. As perguntas referiam-se ao comportamento dos consumidores em relação a uso de energia, escolhas de transporte, fontes de alimentos, uso de produtos verdes e orgânicos, atitudes em relação ao ambiente e consciência sobre problemas ambientais. Especialistas em meio ambiente junto à National Geographic Society e à empresa GlobalScan elaboraram o "Greendex 2009" ou "Índice Verde 2009" e analisaram as respostas. Os consumidores dos países emergentes foram considerados mais conscientes do que os cidadãos de países desenvolvidos. Índia, Brasil e China lideram o ranking. Japão, Canadá e Estados Unidos ocupam os últimos lugares.

Churrascos e carros: precisamos mudar esses hábitos

Comparado a 2008, o Brasil foi o único país entre os 17 analisados que caiu no ranking em conseqüência dos nossos péssimos hábitos alimentares, compra de bens e escolhas de transporte. Ainda priorizamos uma alimentação carnívora e não abrimos mão da comodidade em usar o carro, mesmo que passemos horas nos engarrafamentos das cidades.

No consumo de carne, ficamos atrás apenas da Argentina: 57% dos brasileiros afirmam comer bife mais de uma vez na semana, o que é um índice negativo na opinião dos especialistas, pois a indústria pecuária exige um consumo abundante de água e é uma das maiores emissoras de gás metano, grande poluidor ambiental.

O Brasil também recebeu uma avaliação pior este ano nas respostas sobre aquisição de bens. Os brasileiros estão entre os consumidores que mais evitam comprar produtos que são nocivos ao ambiente, mas a quantidade de pessoas com essa preocupação caiu em 11%, segundo o levantamento.

Para facilitar nossa vida, a equipe de especialistas do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (GVces) criou o Catálogo Sustentável que contém informações sobre produtos e serviços avaliados a partir de critérios de sustentabilidade. Com alguns cliques selecionamos várias categorias, por exemplo: podemos contratar uma festa politicamente correta com decoração de artesanato brasileiro e buffet orgânico. Limpar nossa casa com produtos de limpeza naturais e biodegradáveis, comprar alimentos em embalagens orgânicas e nos vestir com tecidos recicláveis. É uma nova era de consumo, não há como voltar atrás.

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