segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Chamado das árvores

Por CARLOS SOLANO

"Há alguns anos atrás, em 2000, fiz algumas fotos para divulgar o lançamento do meu livro sobre Feng Shui - arquitetura ambiental chinesa, no parque da cidade. Uma delas me surpreendeu: o que era um pequeno agrupamento de árvores parecia, ao fundo, uma grande floresta. Eu, na frente dela. De repente, olhando a foto, me vi como um porta-voz das árvores, como se eu devesse falar em nome delas. Foi uma sensação de dever ou uma espécie de “insight”, não sei explicar... Mas fazer e dizer o quê, como? Não conseguia nem imaginar...
Este fato permaneceu adormecido até o ano de 2006, quando ouvi dizer que a ONU (Organização das Nações Unidas) sugeria o plantio de um bilhão de árvores para frear o acelerado e dramático aquecimento global. Na hora voltou a sensação antiga, me lembrei do chamado das árvores. E pensei: hoje, o meu trabalho como colunista da revista Bons Fluidos atinge milhares de leitores, e os meus cursos Casa Natural e Seminário Anual de Feng Shui reúnem pessoas de diferentes estados do país. Comecei a falar sobre esta idéia para leitores e alunos, a princípio, timidamente. Muitos se interessavam e queriam ajudar.
Por isso, tomei coragem e convidei alguns voluntários para a produção de uma campanha que mostrasse ao grande público como as árvores são importantes para a saúde planetária, propondo o plantio (e o cuidado) de um milhão de mudas. Faríamos um "site", pelo qual ofereceríamos muitas informações e inspirações, além de um contador. Cada pessoa que plantasse indicaria ali o número de árvores. Em princípio, a divulgação da campanha seria feita através da minha coluna na revista. Propus a idéia para a Beth, minha editora chefe, que aceitou na hora. E foi assim que, em pleno outono de 2007, me vi rodeado de pessoas generosas como o Allysson, o Celso, a Chara, o Gerson, a Marilda, a Mirian... E o site ficando pronto. Nesta reunião, fui tomado de uma alegria interna incomparável. A campanha “Vamos plantar um milhão de árvores para salvar o mundo” estava em pleno trabalho de parto. As árvores agradeciam... A profecia se cumpria, a sorte estava lançada. Que esta idéia possa se ramificar, gerar flores e frutos para o bem do planeta, das árvores, das futuras gerações e de todos os seres..."

Arquiteto Carlos Solano
Idealizador do Projeto
Minas Gerais, Brasil – outono de 2007
arquitetocarlosolano@gmail.com

Nenhum comentário: