quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Equipe Madeira Legal capacita funcionários das Associações de Reposição Florestal
Em Junho/2011 aconteceu a capacitação para os funcionários técnicos e administrativos que trabalham nas 11 Associações de Reposição Florestal credenciadas na Secretaria de Estado Meio Ambiente - SMA. Dentre os assuntos abordados, o destaque foi o treinamento para uso do Sistema Integrado de Gestão Ambiental - SIGAM. No SIGAM, que faz o controle de todos os processos e documentos relacionados às atividades da SMA, as Associações passarão a inserir dados dos plantios de espécies florestais exóticas (eucalipto e pinus) e nativas que são executados anualmente, bem como fornecer informações acerca dos recolhimentos recebidos dos consumidores de produtos e subprodutos florestais que optaram por efetuar o plantio via Associação de Reposição Florestal. Passaram pela capacitação 23 pessoas. Desse total, 09 foram da área técnica (engenheiros florestais e agrônomos) e 14 da área administrativa.
A capacitação faz parte do pacote de inovações introduzidas na SMA após a regulamentação da Lei 10.780/2001 que disciplina o assunto no Estado de São Paulo. Além do SIGAM, outra novidade que trouxe um benefício importante para o fortalecimento da Reposição Florestal foi a criação do Certificado Madeira Legal, que é concedido às empresas e pessoas físicas que cumprirem com o estabelecido na legislação vigente. O principal objetivo do certificado é valorizar quem utiliza matéria-prima florestal de forma sustentável.
Somente nos anos de 2008, 2009 e 2010 a Reposição Florestal proporcionou o plantio de mais de 10.000.000 de árvores que disponibilizarão matéria-prima florestal quando atingirem a época de corte para os diversos segmentos consumidores, evitando assim pressão sobre os remanescentes de vegetação nativa disponíveis no Estado de São Paulo.
Para mais informações acesse: www.ambiente.sp.gov.br/madeiralegal/reposicao.php
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário