Por Ricken Patel - Avaaz.org
Caros amigos,
Foi um final difícil para uma semana incrível. Depois de longas negociações, os chefes de estado chegaram a um acordo fraco em Copenhague que falhou em definir metas de emissão para evitar um aquecimento global catastrófico. O acordo foi mais forte no financiamento porém não é vinculante, e não estabeleceu um prazo para a elaboração do tratado final. Grandes poluidores como a China e os Estados Unidos queriam um acordo fraco, e heróis em potencial, a Europa, Brasil e África do Sul não se esforçaram o bastante para impedi-los.
Apesar dos governantes não fazerem história, cidadãos ao redor do mundo fizeram. Com milhares de vigílias, passeatas e protestos, centenas de milhares de telefonemas e uma petição com milhões de assinaturas, um movimento sem precedentes se mobilizou. Depois de ouvir o resultado de Copenhague, um membro da África escreveu: "É preciso muito esforço para mover um elefante, mas quando você consegue é difícil fazê-lo parar ... o elefante está se movendo ..."
Apesar do resultado, Copenhague gerou o movimento que pode vencer a batalha pelo nosso planeta. Clique abaixo para dizer "obrigado" a todas as outras pessoas incríveis que participaram , ver fotos, vídeos e relatos de tudo que fizemos nas últimas semanas. Participe também do chat ao vivo com tradução simultânea para compartilharmos palavras de esperança para o caminho adiante:
http://www.avaaz.org/po/after_copenhagen
Nas últimas semanas, organizamos milhares de vigílias e eventos em 140 países, uma enorme petição com milhões de nomes e dezenas de campanhas para as pessoas ligarem para os seus governos. Milhares de artigos repercutiram na imprensa, organizamos leituras dos nomes da petição em edifícios governamentais chave, assim como várias ações e eventos dentro das negociações.
Na quarta-feira o Primeiro Ministro britânico Gordon Brown convidou os membros da Avaaz para uma conferência por telefone e disse aos 3000 presentes: "Vocês impulsionaram o idealismo do mundo ... não subestime o seu impacto sobre os líderes presentes". O Arcebispo Desmond Tutu, vencedor do Prêmio Nobel e líder anti-apartheid, pediu pessoalmente para nós levarmos adiante a tocha das lutas passadas e nunca desistir.
Este fim de semana, vimos que a luta pelo planeta não pode ser conquistada em um único encontro. Mas também aprendemos do que somos capazes quando nos unimos. Se continuarmos agindo juntos, nada pode nos deter.
Com esperança e gratidão,
Ricken, Ben, Paul, Alice, Luis, Milena, Iain, Pascal, Graziela, Paula, Benjamin, Veronique, Taren, Sam, Raj, Raluca, Yura, Saravanan, Vladimir, Josh, David e toda a equipe Avaaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário