terça-feira, 17 de junho de 2008
O Símbolo da Reciclagem
A menos que você tenha saído ontem da clausura de algum mosteiro por aí, com certeza já viu o símbolo da reciclagem, com as três flechas, uma na cola da outra.
Em 1970, época em que as questões ambientais começaram a ganhar força na mídia, a fabricante de papelão reciclado Conteiner Corporation of America patrocinou um concurso nacional para estudantes de arte e design com o objetivo de encontrar o símbolo definitivo para o movimento.
Quem levou a melhor foi Gary Anderson, que na época tinha apenas 23 anos e estudava design na Universidade do Sul da Califórnia.
A grande sacada das três flechas, ou do anel que nunca termina, é que ele foi criado sobre a faixa Möbius, um signo conceitual matemático que revela duas faces e sugere eterna continuidade.
E o mais legal é que o Anel Möbius - como é chamado o símbolo universal da reciclagem - é um elemento de domínio público e não uma marca registrada, o que permite que ele seja reproduzido nas mais diversas circunstâncias.
Foi a partir do surgimento do símbolo que a reciclagem começou a realmente ser colocada em prática. Confira as seguintes variações do círculo e se oriente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário